FAQs

Olá, Como podemos ajudar?

Geral

Ao aderir à easypay, está a criar uma Conta de Pagamentos onde recebe todos os fundos das suas transações. A adesão é feita diretamente no site easypay onde terá de submeter informação e documentos para o processo de KYC – Know Your Customer.

A Proposta e Adesão é a formalização em suporte físico do contrato entre as duas partes (Comerciante e easypay) em que estão estabelecidas as condições a vigorar. Só depois deste contrato estar assinado por ambas as partes podem ser transferidos os fundos.

Para ser cliente easypay a sede tem que estar incluída no espaço SEPA. Pode ainda exigir aprovação especial no caso de estar incluída na  listagem de Actividades Proibidas ou Sujeitas a Aprovação (se for este o seu caso envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: “Atividade Sujeita a aprovação” pedindo análise ao seu negócio.

Se surgir a easypay no seu extrato bancário, significa que foi feita uma compra ou um pagamento a uma loja, empresa ou entidade que utiliza a easypay para processar os seus pagamentos (saber mais).

Se ao fazer o pagamento de uma Referência Multibanco se enganou no número da entidade ou da referência. Se a entidade for da easypay veja aqui os passos seguintes. Se não for, deve entrar em contacto com a empresa que gere essa entidade (Consulte a lista de entidades).

A SEPA (Single Euro Payment Area) é um espaço geográfico do qual estão incluídos 36 países Europeus (com e sem o Euro como moeda oficial). Neste espaço, as empresas e outros agentes podem fazer e receber pagamentos em euros (com os mesmos direitos e obrigações).

Na solução marketplaces o cliente final compra a vários comerciantes e faz um único pagamento, e o marketplace recebe a totalidade do pagamento e com Split payments distribui os fundos pelos comerciantes. Na solução multi-merchant o cliente final compra a vários comerciantes e faz um pagamento por comerciante. Veja aqui todas as diferenças.

O Certificado PCI (ou apenas PCI DSS) é o padrão internacional de segurança de dados na indústria de cartões de crédito.
A easypay tem uma auditoria anual que garante o maior controlo de segurança no processamento e armazenamento seguro dos dados dos cartões.

Apenas pode ter ativo os Cartões Visa e Mastercard se o seu parceiro tiver contratado com a easypay o meio de pagamento Cartões Visa e Mastercard.

Sim, mas tem de ter, pelo menos, uma landing page pois para a easypay ativar Cartões Visa e Mastercard, as empresas têm de ser validadas pelo acquirer. Esta validação requer uma analise do site e a confirmação que este inclui alguns componentes obrigatórios.

Apenas tem que pedir à easypay a criação de uma nova Conta de Pagamentos associada à sua conta original. Envie um e-mail para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar um novo CIN.

Para todas as principais diferenças entre a easypay e os bancos, veja aqui.

Qualquer empresa pode ser cliente easypay desde que não esteja incluída na listagem de Actividades Proibidas ou Sujeitas a Aprovação.

Se estiver incluída envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: “Atividade Sujeita a aprovação” expondo o negócio que pretende desenvolver.

Conta

A autenticação forte consiste numa medida adicional (SMS ou APP) exigida pelas normas da PSD2 (Payments Service Directive 2) e, tem como finalidade, garantir que apenas acede ao Backoffice easypay o detentor do fator de autenticação forte. Este procedimento elimina, entre outros, as ações de phishing (Saiba como escolher o fator de autenticação forte aqui).

APP é o fator de autenticação mais seguro pois existem casos de hackers terem conseguido fazer uma operação de SIM SWAP, que pode redirecionar as mensagens que o seu telemóvel recebe para o telemóvel do hacker.

A easypay recomenda que utilize uma APP de autenticação 2FA (Two Factor Authentication). A utilização desta APP tem ainda a vantagem de poder aceder ao backoffice em ambientes sem cobertura de rede móvel.

Envie um e-mail para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: “Alteração de morada/nome”, Com o Código de Certidão de Registo Permanente (CRP) atualizado em anexo.

Alterar password no Backoffice:

Para entrar no Backoffice easypay, precisa de um email e password. Esta password pode ser alterada diretamente no Backoffice easypay.

  1. Clique no nome de utilizador no canto superior direito.
  2. Meu perfil
  3. Senha
  4. Alterar‘.

Recuperar dados de acesso (Password)

Outra razão para a alteração da password é ter perdido os dados de acesso. O acesso pode ser recuperado:

  1. Clique em “Esqueceu-se da palavra passe?” 
  2. Indique o email da sua conta para onde lhe será enviado um link onde pode definir a sua nova password.

Envie o seu pedido de alteração de IBAN para correio@easypay.pt, com o seguinte ASSUNTO: “Alteração de IBAN – NIF: XXXX”, anexando:

  • O comprovativo do novo IBAN (com data de emissão inferior a 6 meses):
  • Indique também a que Conta (ou Contas de Pagamento) aplicar.

Uma Conta de Pagamentos é referente a um NIF específico. Ou seja, não pode ser alterado. No caso da sua empresa/negócio mudar de NIF tem que criar uma nova Conta de Pagamentos.

Para criar uma Conta de Pagamentos vá a “Adira já” ewww.easypay.pt e siga as instruções.

Envie um e-mail para correio@easypay.pt caso queira desativar alguma Conta de Pagamentos.

Os documentos exigidos pelo Banco de Portugal dependem do tipo de Organização, veja os documentos necessários.

A Proposta e Adesão é a formalização em suporte físico do contrato entre as duas partes (Comerciante e easypay) em que estão estabelecidas as condições a vigorar. Só depois deste contrato estar assinado por ambas as partes podem ser transferidos os fundos.

É uma adenda ao contrato inicial (PDA), que terá de ser feita sempre que existir alterações de quaisquer dados da Conta de Pagamentos. Estas alterações só entram em vigor depois da easypay enviar a Proposta de Alteração, esta ser assinada e devolvida.

O KYC é o procedimento obrigatório de verificação de identidade dos clientes e das suas atividades para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo. A easypay, por ser uma instituição de pagamentos regulada pelo Banco de Portugal, pelo Banco Central Europeu e pelo Conselho Europeu tem que cumprir as Leis e Regulamentos relativos ao KYC (saber mais).

Sim, se a sede da empresa pertencer ao Espaço SEPA.

A easypay permite que receba notificações em tempo real das alterações do estado de um pagamento, pagamentos, autorizações e cancelamentos. Para isso, tem de configurar as notificações no Backoffice easypay (Saiba mais)

Sim, quando a conta de comissões apresenta o saldo negativo o comerciante recebe um email com instruções para a carregar.

Saiba como carregar a Conta de Comissões aqui!

No Menu Beneficiário encontramos os CINs (actualmente chamados “Contas de Pagamentos”). 

O Beneficiário tem que solicitar à easypay a atribuição de um CIN/ Conta de Pagamentos para cada site a partir do qual o Beneficiário quer disponibilizar os meios de pagamento easypay aos seus clientes. 

Envie um e-mail para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar um novo CIN.

Pagamentos

Conta de Pagamentos é a conta que abre na easypay, onde recebe todos os fundos das suas transações.

Por norma os fundos são transferidos em D+2, mas a periodicidade pode variar consoante o método de pagamento utilizado, ou o dia da semana (consulte aqui a data de transferência dos fundos).

Para verificar se uma referência foi paga consulte o Backoffice easypay. Veja todos os passos aqui.

Apenas tem que pedir à easypay a criação de uma nova Conta de Pagamentos associada à sua conta original. Envie um e-mail para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar um novo CIN.

Sim, mas tem de ter, pelo menos, uma landing page pois para a easypay ativar Cartões Visa e Mastercard, as empresas têm de ser validadas pelo acquirer. Esta validação requer uma analise do site e a confirmação que este inclui alguns componentes obrigatórios.

A easypay permite que receba notificações em tempo real das alterações do estado de um pagamento, pagamentos, autorizações e cancelamentos. Para isso, tem de configurar as notificações no Backoffice easypay (Saiba mais).

Conta de Comissões

Conta de Comissões é uma conta segregada da Conta de Pagamentos. A comissão de transação cobrada pela easypay é debitada numa conta separada, para uma conciliação bancária mais simples e transparente (veja como carregar a Conta de Comissões).

Sim. Envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar Conta de Comissões.

Envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Acesso à Conta de Comissões.

Sim, recebe um email com a notificação e instruções de carregamento (saiba como carregar a Conta de Comissões).

Encontre o extrato no Backoffice easypay, Menu ‘Conta de Comissões (FPA)‘ e depois ‘Extrato‘, encontrará a listagem das transações efectuadas.

Se tem Conta de Pagamentos e não tem acesso à Conta de Comissões envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Acesso à Conta de Comissões.

Sim, se não tem Conta de Comissões mas já tem uma Conta de Pagamentos envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar Conta de Comissões.

Integrações

Pode integrar a API easypay aqui!

De modo a garantir que a sua loja online garante todas as funcionalidades que melhor se adequam à sua empresa, a easypay tem os seguintes plugins disponíveis: MagentoWoocommercePrestashopShopify.

Soluções

Pagamento realizado uma única vez por parte do cliente quando compra um produto ou serviço (saiba mais).

Permite ao cliente, quando efetua uma nova compra, não ter que voltar a introduzir os dados de pagamento, eliminando a fricção no pagamento e dando-lhe uma melhor experiência de compra. Diferente de subscrições, onde o valor e a periodicidade são fixos (saiba mais).

São cobranças recorrentes e automáticas de pagamentos com valor fixo e periodicidade definida. Diferente de  Pagamentos Frequentes, que não tem valor, frequência e periodicidade definidos (saiba mais).

Para situações em que pretende partilhar um pagamento: uma fatura, ou orçamento, que possa ser pago por várias pessoas (saiba mais).

Solução que reparte automaticamente o pagamento de uma compra/serviço por múltiplos comerciantes ou fornecedores (Marketplace).

Faça o seu pedido de criação ou alteração de um formulário por escrito para o email: correio@easypay.pt, indicando as informações que pretende apresentar/pedir. Saiba mais sobre os formulários easypay.

Santander Consumer Finance

O SCF é líder em financiamento ao consumidor, opera em 16 países europeus e faz parte do Grupo Santander, um dos grupos financeiros mais importantes do mundo.

É uma solução que os comerciantes easypay podem disponibilizar aos seus clientes finais para oferta de soluções de financiamento ao consumidor em portais de e-commerce.

A easypay atua como intermediário de crédito a título vinculado.

Não, a easypay é que atua como Intermediário de Crédito.

O SCF atua como banco mutuante com acordo com a easypay, disponibilizando a solução digital que permitirá ao consumidor financiar a sua compra na loja on-line do comerciante.

  • A solução de financiamento disponibilizada pelo Santander Consumer Finance engloba-se numa oferta de produto de financiamento categorizada pelo Banco de Portugal como Crédito Pessoal – Finalidade Lar e Outras Finalidades. Todos os comerciantes que a vendam aos seus clientes produtos e serviços dentro destas categorias de financiamento poderão aderir à solução SCF. Exemplos: Equipamento e Serviços não Lar,Viagens e Lazer, Desporto, Estética, Instrumentos musicais, Acessórios auto, Moda e Acessórios, Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Móveis, Equipamentos lar, Comunicações e outros serviços lar.
  • Todos os comerciantes easypay que tenham integração via API ou checkout easypay podem disponibilizar este método de pagamento depois de submeterem o seu pedido de adesão, que será analisado quer pela easypay, quer pelo Santander Consumer Finance, sendo a decisão comunicado ao comerciante numa média de 5 dias.

Para aderir ao meio de pagamento o comerciante tem que manifestar a sua intenção à easypay.

  • QUANDO JÁ É CLIENTE EASYPAY
    • A easypay e SCF fazem a análise e aprovação do comerciante para começar a disponibilizar esta forma de pagamento.
  • QUANDO AINDA NÃO É CLIENTE EASYPAY:
    • Faz a adesão à easypay diretamente no site em “Adira” completando o processo de onboarding.
    • Indica que pretende disponibilizar o meio de pagamento  .
    • Segue para aprovação da easypay e SCF
  • Depois de aprovado pela easypay e aprovado e registado pelo Santander Consumer Finance, o comerciante apenas tem que integrar via API ( https://api.prod.easypay.pt/docs#tag/Single-Payment/paths/~1single/post) ou no checkout easypay (https://api.prod.easypay.pt/docs#tag/Checkout)
  • No caso de já ser cliente easypay não é necessária mais nenhuma documentação adicional. A easypay irá apenas verificar se os documentos estão dentro da validade. Caso não estejam pede os documentos os atualizados e faz uma Proposta de Alteração ao contrato easypay com este novo meio de pagamento.
  • No caso de ser um cliente novo – deve aderir normalmente – Veja aqui https://www.easypay.pt/onboarding-no-site/ onde encontra também toda a documentação necessária para submissão.

Não. O comerciante poderá manter a relação com os bancos que detém atualmente não havendo necessidade de alterar qualquer relação contratual.

O SCF é o responsável pela aplicação que faz todas as simulações ao cliente, bem como é o responsável por disponibilizar toda a informação pré-contratual legal obrigatória ao cliente final.

Não. A partir do momento em que o cliente é dirigido pela easypay para a jornada SCF, será este último o responsável por solicitar ao consumidor toda a informação e documentação necessária para a prossecução do seu pedido de financiamento.

  • O comerciante só deve expedir a compra após confirmação da finalização do pedido (processo pago). Esta confirmação será efetuada pela easypay que, por sua vez, comunicará ao comerciante.
  • O processo do pedido de financiamento está preparado para ter resposta imediata e ser finalizado num curto espaço de tempo. No entanto, e para maior comodidade do consumidor, o SCF dá ao consumidor um prazo máximo de 72 horas para finalizar o processo. Findas as 72 horas, e por questões de segurança, o SCF cancela o pedido do consumidor, avisando-o (e também à easypay) do devido cancelamento automático do referido pedido.

Sim. O pagamento do financiamento será efetuado através da sua conta de pagamentos da Easypay. Assim que o SCF proceda ao referido pagamento, o valor ficará visível na sua conta de pagamentos, em que o meio de pagamento é identificado com o scf.

Não. A easypay só transfere os fundos para o comerciante depois de:

  1. Ter terminado o período de reflexão do consumidor (14 dias )
  2. Enviar a prova de entrega do bem/serviço ao consumidor.

Como se processa?

  • O comerciante envia um email para financial@easypay.pt com a seguinte informação:
    • Identificação do comerciante: NIF
    • Fatura da compra do bem/serviço
    • Comprovativo de entrega do bem/serviço
  • A easypay após verificação da informação enviada transfere os fundos para o comerciante no prazo de 3 dias úteis.

O comerciante só deve expedir a compra após confirmação da finalização do pedido (processo pago e visível na conta de pagamentos).

Invalidade | ineficácia do contrato de crédito – Exemplo:

  • Direito de Livre revogação no prazo de 14 dias (DL 133/2010)

Invalidade | revogação do contrato de compra e venda do bem financiado – Exemplos:

  • Produto incorreto;
  • Produto defeituoso;
  • Impossibilidade de entrega do bem;
  • Quebra de stock;
  • Direito de livre revogação do contrato de compra e venda à distância – 15 dias;

Incumprimento | desconformidade do contrato de compra e venda do bem financiado. Exemplo

  • Direito à garantia do bem – deverá ser assegurado pelo comerciante
  • Fundos retidos na easypay – o comerciante deverá dar nota de informação quer à easypay quer ao SCF. Para o efeito deverá enviar email para financial@easypay.pt e gpc_admn@santanderconsumer.pt autorizando a easypay a movimentar os fundos para o SCF, identificando devidamente o cliente (NIF) e transação (# transação easypay)
  • Fundos já pagos pela easypay ao comerciante – o comerciante deverá dar nota de informação ao SCF. Para o efeito deverá enviar email para gpc_admn@santanderconsumer.pt a solicitar anulação/cancelamento total ou parcial da transação, identificando devidamente o cliente (NIF) e transação (# transação easypay) e fazer acompanhar prova de transferência para o IBAN SCF PT50001800031513739102089 do valor total do pedido de financiamento do cliente (equivalente ao valor recebido pelo comerciante)
  • Cancelamentos até 3 meses não têm Quando superior, o comerciante tem que pagar os encargos.

Preçário

Para aderir à easypay não existe qualquer custo de adesão ou mensalidade (saiba mais).

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