FAQs easypay

FAQs easypay

Geral:

  • Como aderir à easypay?

Ao aderir à easypay, está a criar uma Conta de Pagamentos onde recebe todos os fundos das suas transações. A adesão é feita diretamente no site easypay onde terá de submeter informação e documentos para o processo de KYC – Know Your Customer. Saiba mais aqui.

  • Pode qualquer empresa ser cliente easypay?

Para ser cliente easypay a sede tem que estar incluída no espaço SEPA. Pode ainda exigir aprovação especial no caso de estar incluída na  listagem de Actividades Proibidas ou Sujeitas a Aprovação (se for este o seu caso envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: “Atividade Sujeita a aprovação” pedindo análise ao seu negócio.

  • O que fazer se me aparecer a easypay no extrato?

Se surgir a easypay no seu extrato bancário, significa que foi feita uma compra ou um pagamento a uma loja, empresa ou entidade que utiliza a easypay para processar os seus pagamentos (saber mais).

  • O que fazer se me enganei a fazer um pagamento por Referência Multibanco?

Se ao fazer o pagamento de uma Referência Multibanco se enganou no número da entidade ou da referência. Se a entidade for da easypay veja aqui os passos seguintes. Se não for, deve entrar em contacto com a empresa que gere essa entidade (Consulte a lista de entidades).

  • O que é o espaço SEPA?

A SEPA (Single Euro Payment Area) é um espaço geográfico do qual estão incluídos 36 países Europeus (com e sem o Euro como moeda oficial). Neste espaço, as empresas e outros agentes podem fazer e receber pagamentos em euros (com os mesmos direitos e obrigações). Aqui mais informação.

  • Qual é a diferença entre Marketplace easypay e Multi-merchant easypay?

Na solução marketplaces o cliente final compra a vários comerciantes e faz um único pagamento, e o marketplace recebe a totalidade do pagamento e com Split payments distribui os fundos pelos comerciantes. Na solução multi-merchant o cliente final compra a vários comerciantes e faz um pagamento por comerciante. Veja aqui todas as diferenças.

  • O que é a easypay ser PCI Compliant?

O Certificado PCI (ou apenas PCI DSS) é o padrão internacional de segurança de dados na indústria de cartões de crédito.
A easypay tem uma auditoria anual que garante o maior controlo de segurança no processamento e armazenamento seguro dos dados dos cartões (saber mais).

  • Posso ter Cartões Visa e Mastercard se aderi via parceiro?

Apenas pode ter ativo os Cartões Visa e Mastercard se o seu parceiro tiver contratado com a easypay o meio de pagamento Cartões Visa e Mastercard.

Conta

  • O que é a Autenticação Forte?

A autenticação forte consiste numa medida adicional (SMS ou APP) exigida pelas normas da PSD2 (Payments Service Directive 2) e, tem como finalidade, garantir que apenas acede ao Backoffice easypay o detentor do fator de autenticação forte. Este procedimento elimina, entre outros, as ações de phishing (Saiba como escolher o fator de autenticação forte aqui)

  • Qual o fator de autenticação forte mais seguro?

APP é o fator de autenticação mais seguro pois existem casos de hackers terem conseguido fazer uma operação de SIM SWAP, que pode redirecionar as mensagens que o seu telemóvel recebe para o telemóvel do hacker.

A easypay recomenda que utilize uma APP de autenticação 2FA (Two Factor Authentication). A utilização desta APP tem ainda a vantagem de poder aceder ao backoffice em ambientes sem cobertura de rede móvel.

  • Como alterar os dados de conta?

Existe a possibilidade de alterar os dados da conta, veja como alterar a morada ou nome da empresa, password, IBAN e por fim o que fazer se necessitar de alterar o NIF.

  • Que documentos são necessários para abrir Conta na easypay?

Os documentos exigidos pelo Banco de Portugal dependem do tipo de Organização, veja os documentos necessários.

  • O que é a Proposta de Adesão?

A Proposta e Adesão é a formalização em suporte físico do contrato entre as duas partes (Comerciante e easypay) em que estão estabelecidas as condições a vigorar. Só depois deste contrato estar assinado por ambas as partes podem ser transferidos os fundos.

O que é a Proposta de alteração?

É uma adenda ao contrato inicial (PDA), que terá de ser feita sempre que existir alterações de quaisquer dados da Conta de Pagamentos. Estas alterações só entram em vigor depois da easypay enviar a Proposta de Alteração, esta ser assinada e devolvida.

  • Posso adicionar novos utilizadores ao Backoffice easypay?

Sim, pode adicionar o número de utilizadores que pretender. Veja como adicionar um novo utilizador.

  • O que é o KYC (Know your Customer)?

O KYC é o procedimento obrigatório de verificação de identidade dos clientes e das suas atividades para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo. A easypay, por ser uma instituição de pagamentos regulada pelo Banco de Portugal, pelo Banco Central Europeu e pelo Conselho Europeu tem que cumprir as Leis e Regulamentos relativos ao KYC (saber mais).

  • A minha empresa tem sede fora de Portugal. Posso trabalhar com a easypay?

Sim, se a sede da empresa pertencer ao Espaço SEPA.

Veja  O que é o espaço SEPA?

Pagamentos

  • O que é a Conta de Pagamentos easypay?

Conta de Pagamentos é a conta que abre na easypay, onde recebe todos os fundos das suas transações (Saiba mais).

  • Em que datas são transferidos os fundos?

Por norma os fundos são transferidos em D+2, mas a periodicidade pode variar consoante o método de pagamento utilizado, ou o dia da semana (consulte aqui a data de transferência dos fundos).

  • Como verificar se uma referência está paga?

Para verificar se uma referência foi paga consulte o Backoffice easypay. Veja todos os passos aqui.

  • Já sou cliente easypay e vou lançar uma nova loja. O que tenho de fazer?

Apenas tem que pedir à easypay a criação de uma nova Conta de Pagamentos associada à sua conta original. Envie um e-mail para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar um novo CIN.

  • Posso ter Cartões Visa e Mastercard sem ter website?

Sim, mas tem de ter, pelo menos, uma landing page pois para a easypay ativar Cartões Visa e Mastercard, as empresas têm de ser validadas pelo acquirer. Esta validação requer uma analise do site e a confirmação que este inclui alguns componentes obrigatórios.

  • Como posso fazer para receber notificações em tempo real?

A easypay permite que receba notificações em tempo real das alterações do estado de um pagamento, pagamentos, autorizações e cancelamentos. Para isso, tem de configurar as notificações no Backoffice easypay (Saiba mais)

Conta de Comissões

  • O que é a Conta de Comissões easypay?

Conta de Comissões é uma conta segregada da Conta de Pagamentos. A comissão de transação cobrada pela easypay é debitada numa conta separada, para uma conciliação bancária mais simples e transparente (veja como carregar a Conta de Comissões).

  • Tenho Conta de Pagamentos mas não tenho Conta de Comissões. Posso ter?

Sim. Envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar Conta de Comissões.

  • O que fazer se não me aparece a Conta de Comissões no Backoffice?

Envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Acesso à Conta de Comissões.

  • Quando a Conta de Comissões está com saldo negativo sou notificado?

Sim, recebe um email com a notificação e instruções de carregamento (saiba como carregar a Conta de Comissões).

  • Onde posso encontrar o extrato da Conta de Comissões?

Encontre o extrato no Backoffice easypay, Menu ‘Conta de Comissões (FPA)‘ e depois ‘Extrato‘, encontrará a listagem das transações efectuadas.

Integrações

  • Como posso integrar com a easypay?

Pode integrar a API easypay aqui!

  • Que plugins a easypay disponibiliza?

De modo a garantir que a sua loja online garante todas as funcionalidades que melhor se adequam à sua empresa, a easypay tem os seguintes plugins disponíveis: Magento, Woocommerce, Prestashop, Shopify.

Soluções

  • O que é um pagamento pontual easypay?

Pagamento realizado uma única vez por parte do cliente quando compra um produto ou serviço (saiba mais).

  • O que é um pagamento frequente easypay?

Permite ao cliente, quando efetua uma nova compra, não ter que voltar a introduzir os dados de pagamento, eliminando a fricção no pagamento e dando-lhe uma melhor experiência de compra. Diferente de subscrições, onde o valor e a periodicidade são fixos (saiba mais).

  • O que são subscrições easypay?

São cobranças recorrentes e automáticas de pagamentos com valor fixo e periodicidade definida. Diferente de  Pagamentos Frequentes, que não tem valor, frequência e periodicidade definidos (saiba mais).

  • O que são shared payments easypay

Para situações em que pretende partilhar um pagamento: uma fatura, ou orçamento, que possa ser pago por várias pessoas (saiba mais).

  • O que são split payments easypay?

Solução que reparte automaticamente o pagamento de uma compra/serviço por múltiplos comerciantes ou fornecedores (Marketplace). Saiba mais.

  • Como posso pedir um formulário easypay?

Faça o seu pedido de criação ou alteração de um formulário por escrito para o email: correio@easypay.pt, indicando as informações que pretende apresentar/pedir. Saiba mais sobre os formulários easypay.

Preçário

  • Existem custos de adesão?

Para aderir à easypay não existe qualquer custo de adesão ou mensalidade (saiba mais).