FAQ easypay

Geral

Ao aderir à easypay, está a criar uma Conta de Pagamentos onde recebe todos os fundos das suas transações. A adesão é feita diretamente no site easypay onde terá de submeter informação e documentos para o processo de KYC – Know Your Customer.

A Proposta e Adesão é a formalização em suporte físico do contrato entre as duas partes (Comerciante e easypay) em que estão estabelecidas as condições a vigorar. Só depois deste contrato estar assinado por ambas as partes podem ser transferidos os fundos.

Para ser cliente easypay a sede tem que estar incluída no espaço SEPA. Pode ainda exigir aprovação especial no caso de estar incluída na  listagem de Actividades Proibidas ou Sujeitas a Aprovação (se for este o seu caso envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: “Atividade Sujeita a aprovação” pedindo análise ao seu negócio.

Se surgir a easypay no seu extrato bancário, significa que foi feita uma compra ou um pagamento a uma loja, empresa ou entidade que utiliza a easypay para processar os seus pagamentos (saber mais).

Se ao fazer o pagamento de uma Referência Multibanco se enganou no número da entidade ou da referência. Se a entidade for da easypay veja aqui os passos seguintes. Se não for, deve entrar em contacto com a empresa que gere essa entidade (Consulte a lista de entidades).

A SEPA (Single Euro Payment Area) é um espaço geográfico do qual estão incluídos 36 países Europeus (com e sem o Euro como moeda oficial). Neste espaço, as empresas e outros agentes podem fazer e receber pagamentos em euros (com os mesmos direitos e obrigações).

Na solução marketplaces o cliente final compra a vários comerciantes e faz um único pagamento, e o marketplace recebe a totalidade do pagamento e com Split payments distribui os fundos pelos comerciantes. Na solução multi-merchant o cliente final compra a vários comerciantes e faz um pagamento por comerciante. Veja aqui todas as diferenças.

O Certificado PCI (ou apenas PCI DSS) é o padrão internacional de segurança de dados na indústria de cartões de crédito.
A easypay tem uma auditoria anual que garante o maior controlo de segurança no processamento e armazenamento seguro dos dados dos cartões.

Apenas pode ter ativo os Cartões Visa e Mastercard se o seu parceiro tiver contratado com a easypay o meio de pagamento Cartões Visa e Mastercard.

Sim, mas tem de ter, pelo menos, uma landing page pois para a easypay ativar Cartões Visa e Mastercard, as empresas têm de ser validadas pelo acquirer. Esta validação requer uma analise do site e a confirmação que este inclui alguns componentes obrigatórios.

Apenas tem que pedir à easypay a criação de uma nova Conta de Pagamentos associada à sua conta original. Envie um e-mail para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar um novo CIN.

Para todas as principais diferenças entre a easypay e os bancos, veja aqui.

Qualquer empresa pode ser cliente easypay desde que não esteja incluída na listagem de Actividades Proibidas ou Sujeitas a Aprovação.

Se estiver incluída envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: “Atividade Sujeita a aprovação” expondo o negócio que pretende desenvolver.

Conta

A autenticação forte consiste numa medida adicional (SMS ou APP) exigida pelas normas da PSD2 (Payments Service Directive 2) e, tem como finalidade, garantir que apenas acede ao Backoffice easypay o detentor do fator de autenticação forte. Este procedimento elimina, entre outros, as ações de phishing (Saiba como escolher o fator de autenticação forte aqui).

APP é o fator de autenticação mais seguro pois existem casos de hackers terem conseguido fazer uma operação de SIM SWAP, que pode redirecionar as mensagens que o seu telemóvel recebe para o telemóvel do hacker.

A easypay recomenda que utilize uma APP de autenticação 2FA (Two Factor Authentication). A utilização desta APP tem ainda a vantagem de poder aceder ao backoffice em ambientes sem cobertura de rede móvel.

Envie um e-mail para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: “Alteração de morada/nome”, Com o Código de Certidão de Registo Permanente (CRP) atualizado em anexo.

Alterar password no Backoffice:

Para entrar no Backoffice easypay, precisa de um email e password. Esta password pode ser alterada diretamente no Backoffice easypay.

  1. Clique no nome de utilizador no canto superior direito.
  2. Meu perfil
  3. Senha
  4. Alterar‘.

Recuperar dados de acesso (Password)

Outra razão para a alteração da password é ter perdido os dados de acesso. O acesso pode ser recuperado:

  1. Clique em “Esqueceu-se da palavra passe?” 
  2. Indique o email da sua conta para onde lhe será enviado um link onde pode definir a sua nova password.

Envie o seu pedido de alteração de IBAN para correio@easypay.pt, com o seguinte ASSUNTO: “Alteração de IBAN – NIF: XXXX”, anexando:

  • O comprovativo do novo IBAN (com data de emissão inferior a 6 meses):
  • Indique também a que Conta (ou Contas de Pagamento) aplicar.

Uma Conta de Pagamentos é referente a um NIF específico. Ou seja, não pode ser alterado. No caso da sua empresa/negócio mudar de NIF tem que criar uma nova Conta de Pagamentos.

Para criar uma Conta de Pagamentos vá a “Adira já” ewww.easypay.pt e siga as instruções.

Envie um e-mail para correio@easypay.pt caso queira desativar alguma Conta de Pagamentos.

Os documentos exigidos pelo Banco de Portugal dependem do tipo de Organização, veja os documentos necessários.

A Proposta e Adesão é a formalização em suporte físico do contrato entre as duas partes (Comerciante e easypay) em que estão estabelecidas as condições a vigorar. Só depois deste contrato estar assinado por ambas as partes podem ser transferidos os fundos.

É uma adenda ao contrato inicial (PDA), que terá de ser feita sempre que existir alterações de quaisquer dados da Conta de Pagamentos. Estas alterações só entram em vigor depois da easypay enviar a Proposta de Alteração, esta ser assinada e devolvida.

O KYC é o procedimento obrigatório de verificação de identidade dos clientes e das suas atividades para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo. A easypay, por ser uma instituição de pagamentos regulada pelo Banco de Portugal, pelo Banco Central Europeu e pelo Conselho Europeu tem que cumprir as Leis e Regulamentos relativos ao KYC (saber mais).

Sim, se a sede da empresa pertencer ao Espaço SEPA.

A easypay permite que receba notificações em tempo real das alterações do estado de um pagamento, pagamentos, autorizações e cancelamentos. Para isso, tem de configurar as notificações no Backoffice easypay (Saiba mais)

Sim, quando a conta de comissões apresenta o saldo negativo o comerciante recebe um email com instruções para a carregar.

Saiba como carregar a Conta de Comissões aqui!

No Menu Beneficiário encontramos os CINs (actualmente chamados “Contas de Pagamentos”). 

O Beneficiário tem que solicitar à easypay a atribuição de um CIN/ Conta de Pagamentos para cada site a partir do qual o Beneficiário quer disponibilizar os meios de pagamento easypay aos seus clientes. 

Envie um e-mail para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar um novo CIN.

Pagamentos

Conta de Pagamentos é a conta que abre na easypay, onde recebe todos os fundos das suas transações.

Por norma os fundos são transferidos em D+2, mas a periodicidade pode variar consoante o método de pagamento utilizado, ou o dia da semana (consulte aqui a data de transferência dos fundos).

Apenas tem que pedir à easypay a criação de uma nova Conta de Pagamentos associada à sua conta original. Envie um e-mail para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar um novo CIN.

Para verificar se uma referência foi paga consulte o Backoffice easypay. Veja todos os passos aqui.

Sim, mas tem de ter, pelo menos, uma landing page pois para a easypay ativar Cartões Visa e Mastercard, as empresas têm de ser validadas pelo acquirer. Esta validação requer uma analise do site e a confirmação que este inclui alguns componentes obrigatórios.

A easypay permite que receba notificações em tempo real das alterações do estado de um pagamento, pagamentos, autorizações e cancelamentos. Para isso, tem de configurar as notificações no Backoffice easypay (Saiba mais).

Conta de Comissões

Conta de Comissões é uma conta segregada da Conta de Pagamentos. A comissão de transação cobrada pela easypay é debitada numa conta separada, para uma conciliação bancária mais simples e transparente (veja como carregar a Conta de Comissões).

Sim. Envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar Conta de Comissões.

Envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Acesso à Conta de Comissões.

Sim, recebe um email com a notificação e instruções de carregamento (saiba como carregar a Conta de Comissões).

Encontre o extrato no Backoffice easypay, Menu ‘Conta de pagamentos‘ e depois ‘Extrato‘, encontrará a listagem das transações efectuadas.

Se tem Conta de Pagamentos e não tem acesso à Conta de Comissões envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Acesso à Conta de Comissões.

Sim, se não tem Conta de Comissões mas já tem uma Conta de Pagamentos envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: Adicionar Conta de Comissões.

Integrações

Pode integrar a API easypay aqui!

De modo a garantir que a sua loja online garante todas as funcionalidades que melhor se adequam à sua empresa, a easypay tem os seguintes plugins disponíveis: MagentoWoocommercePrestashopShopify.

Soluções

Pagamento realizado uma única vez por parte do cliente quando compra um produto ou serviço (saiba mais).

Permite ao cliente, quando efetua uma nova compra, não ter que voltar a introduzir os dados de pagamento, eliminando a fricção no pagamento e dando-lhe uma melhor experiência de compra. Diferente de subscrições, onde o valor e a periodicidade são fixos (saiba mais).

São cobranças recorrentes e automáticas de pagamentos com valor fixo e periodicidade definida. Diferente de  Pagamentos Frequentes, que não tem valor, frequência e periodicidade definidos (saiba mais).

Para situações em que pretende partilhar um pagamento: uma fatura, ou orçamento, que possa ser pago por várias pessoas (saiba mais).

Solução que reparte automaticamente o pagamento de uma compra/serviço por múltiplos comerciantes ou fornecedores (Marketplace).

Faça o seu pedido de criação ou alteração de um formulário por escrito para o email: correio@easypay.pt, indicando as informações que pretende apresentar/pedir. Saiba mais sobre os formulários easypay.

Santander Consumer Finance

O SCF é líder em financiamento ao consumidor, opera em 16 países europeus e faz parte do Grupo Santander, um dos grupos financeiros mais importantes do mundo.

É uma solução que os comerciantes easypay podem disponibilizar aos seus clientes finais para oferta de soluções de financiamento ao consumidor em portais de e-commerce.

A easypay atua como intermediário de crédito a título vinculado.

Não, a easypay é que atua como Intermediário de Crédito.

O SCF atua como banco mutuante com acordo com a easypay, disponibilizando a solução digital que permitirá ao consumidor financiar a sua compra na loja on-line do comerciante.

  • A solução de financiamento disponibilizada pelo Santander Consumer Finance engloba-se numa oferta de produto de financiamento categorizada pelo Banco de Portugal como Crédito Pessoal – Finalidade Lar e Outras Finalidades. Todos os comerciantes que a vendam aos seus clientes produtos e serviços dentro destas categorias de financiamento poderão aderir à solução SCF. Exemplos: Equipamento e Serviços não Lar,Viagens e Lazer, Desporto, Estética, Instrumentos musicais, Acessórios auto, Moda e Acessórios, Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Móveis, Equipamentos lar, Comunicações e outros serviços lar.
  • Todos os comerciantes easypay que tenham integração via API ou checkout easypay podem disponibilizar este método de pagamento depois de submeterem o seu pedido de adesão, que será analisado quer pela easypay, quer pelo Santander Consumer Finance, sendo a decisão comunicado ao comerciante numa média de 5 dias.

Para aderir ao meio de pagamento o comerciante tem que manifestar a sua intenção à easypay.

  • QUANDO JÁ É CLIENTE EASYPAY
    • A easypay e SCF fazem a análise e aprovação do comerciante para começar a disponibilizar esta forma de pagamento.
  • QUANDO AINDA NÃO É CLIENTE EASYPAY:
    • Faz a adesão à easypay diretamente no site em “Adira” completando o processo de onboarding.
    • Indica que pretende disponibilizar o meio de pagamento  .
    • Segue para aprovação da easypay e SCF
  • Depois de aprovado pela easypay e aprovado e registado pelo Santander Consumer Finance, o comerciante apenas tem que integrar via API ( https://api.prod.easypay.pt/docs#tag/Single-Payment/paths/~1single/post) ou no checkout easypay (https://api.prod.easypay.pt/docs#tag/Checkout)
  • No caso de já ser cliente easypay não é necessária mais nenhuma documentação adicional. A easypay irá apenas verificar se os documentos estão dentro da validade. Caso não estejam pede os documentos os atualizados e faz uma Proposta de Alteração ao contrato easypay com este novo meio de pagamento.
  • No caso de ser um cliente novo – deve aderir normalmente – Veja aqui https://www.easypay.pt/onboarding-no-site/ onde encontra também toda a documentação necessária para submissão.

Não. O comerciante poderá manter a relação com os bancos que detém atualmente não havendo necessidade de alterar qualquer relação contratual.

O SCF é o responsável pela aplicação que faz todas as simulações ao cliente, bem como é o responsável por disponibilizar toda a informação pré-contratual legal obrigatória ao cliente final.

Não. A partir do momento em que o cliente é dirigido pela easypay para a jornada SCF, será este último o responsável por solicitar ao consumidor toda a informação e documentação necessária para a prossecução do seu pedido de financiamento.

  • O comerciante só deve expedir a compra após confirmação da finalização do pedido (processo pago). Esta confirmação será efetuada pela easypay que, por sua vez, comunicará ao comerciante.
  • O processo do pedido de financiamento está preparado para ter resposta imediata e ser finalizado num curto espaço de tempo. No entanto, e para maior comodidade do consumidor, o SCF dá ao consumidor um prazo máximo de 72 horas para finalizar o processo. Findas as 72 horas, e por questões de segurança, o SCF cancela o pedido do consumidor, avisando-o (e também à easypay) do devido cancelamento automático do referido pedido.

Sim. O pagamento do financiamento será efetuado através da sua conta de pagamentos da Easypay. Assim que o SCF proceda ao referido pagamento, o valor ficará visível na sua conta de pagamentos, em que o meio de pagamento é identificado com o scf.

Não. A easypay só transfere os fundos para o comerciante depois de:

  1. Ter terminado o período de reflexão do consumidor (14 dias )
  2. Enviar a prova de entrega do bem/serviço ao consumidor.

Como se processa?

  • O comerciante envia um email para financial@easypay.pt com a seguinte informação:
    • Identificação do comerciante: NIF
    • Fatura da compra do bem/serviço
    • Comprovativo de entrega do bem/serviço
  • A easypay após verificação da informação enviada transfere os fundos para o comerciante no prazo de 3 dias úteis.

O comerciante só deve expedir a compra após confirmação da finalização do pedido (processo pago e visível na conta de pagamentos).

Invalidade | ineficácia do contrato de crédito – Exemplo:

  • Direito de Livre revogação no prazo de 14 dias (DL 133/2010)

Invalidade | revogação do contrato de compra e venda do bem financiado – Exemplos:

  • Produto incorreto;
  • Produto defeituoso;
  • Impossibilidade de entrega do bem;
  • Quebra de stock;
  • Direito de livre revogação do contrato de compra e venda à distância – 15 dias;

Incumprimento | desconformidade do contrato de compra e venda do bem financiado. Exemplo

  • Direito à garantia do bem – deverá ser assegurado pelo comerciante
  • Fundos retidos na easypay – o comerciante deverá dar nota de informação quer à easypay quer ao SCF. Para o efeito deverá enviar email para financial@easypay.pt e gpc_admn@santanderconsumer.pt autorizando a easypay a movimentar os fundos para o SCF, identificando devidamente o cliente (NIF) e transação (# transação easypay)
  • Fundos já pagos pela easypay ao comerciante – o comerciante deverá dar nota de informação ao SCF. Para o efeito deverá enviar email para gpc_admn@santanderconsumer.pt a solicitar anulação/cancelamento total ou parcial da transação, identificando devidamente o cliente (NIF) e transação (# transação easypay) e fazer acompanhar prova de transferência para o IBAN SCF PT50001800031513739102089 do valor total do pedido de financiamento do cliente (equivalente ao valor recebido pelo comerciante)
  • Cancelamentos até 3 meses não têm Quando superior, o comerciante tem que pagar os encargos.

Preçário

Para aderir à easypay não existe qualquer custo de adesão ou mensalidade (saiba mais).

O seu negócio cresce com a easypay

Simplificamos a complexidade com pagamentos eficientes, gestão simplificada.
Prepare-se para vender mais com nossas soluções de pagamento globais.
easypay FAQ

Hello, how can 
we help you?

General

By joining easypay, you are creating a Payment Account where you receive all the funds from your transactions. Membership is made directly on easypay website, where you will have to submit information and documents for the KYC – Know Your Customer process. 

To be an easypay customer, the head office must be included in the SEPA space. It may also require special approval if it is included in the  list of Prohibited Activities or Subject to Approval (if this is the In your case, send an email to Correio@easypay.pt with the SUBJECT: “Activity Subject to Approval” asking your business for analysis.

If easypay appears on your bank statement, it means that a purchase or payment has been made to a store, company or entity that uses easypay to process your payments.

If, when paying for an ATM Reference, you made a mistake in the entity or reference number. If the entity is from easypay, see here the steps following. If not, you should contact the company that manages that entity (See entity list).

SEPA (Single Euro Payment Area) is a geographic area which includes 36 European countries (with and without the Euro as the official currency). In this space, companies and other agents can make and receive payments in euros (with the same rights and obligations).

In the marketplaces solution, the end customer buys from several merchants and makes a single payment, and the marketplace receives the full payment and with Split payments distributes the funds to merchants. In the multi-merchant solution, the end customer buys from several merchants and makes one payment per merchant.

The PCI Certificate (or just PCI DSS) is the international data security standard in the credit card industry.
Easypay has an annual audit that guarantees the greatest security control in the processing and secure storage of data. of cards (learn more).

You can only activate Visa and Mastercard cards if your partner has contracted with easypay the Visa and Mastercard payment method.

Account

Strong authentication is an additional measure (SMS or APP) required by the rules of PSD2 (Payments Service Directive 2) and aims to ensure that you only access backoffice easypay the holder of the strong authentication factor. This procedure eliminates, among others, phishing actions (Learn how to choose the strong authentication factor here)

The APP is the authentication factor most secure because there are cases of hackers having managed to perform a SIM SWAP operation, which can redirect the messages that your cell phone receives to the hacker’s cell phone.

easypay recommends that you use a 2FA authentication APP (Two Factor Authentication). The use of this APP also has the advantage of being able to access the backoffice in environments without mobile network coverage.

Send an e-mail to Correio@easypay.pt with the SUBJECT: “Change of address/name”, with the updated Permanent Registration Certificate (CRP) Code attached.

Change password on Backoffice:

To login to easypay Backoffice, you need an email and password. This password can be changed directly on the easypay Backoffice.

  1. Click on the username in the upper right corner;
  2. ‘My profile’
  3. Password
  4. Change…‘.

Recover Password

Another reason for changing the password is to have lost access data. Access can be retrieved:

  1. Click on “Forgot your password?”;
  2. Enter your account email, you will be sent a link where you can set your new password.

Send your request to modify your IBAN to Correio@easypay.pt, with the following SUBJECT: “IBAN change – taxpayer Number: XXXX”, attaching:

  • New IBAN proof (issue date less than 6 months) .
  • Indication to which Account (or Paying Accounts) to apply to.

The documents required by Banco de Portugal depend on the type of Organization, see the required documents.

The Proposal and Adhesion is the formalization in physical support of the contract between the two parties (Merchant and easypay) in which the conditions in force are established. Only after this contract is signed by both parties can the funds be transferred.

What is the Proposed Amendment?

It is an addendum to the initial agreement (PDA), which will have to be made whenever there are changes to any Payment Account data. These changes only take effect after easypay sends the Change Proposal, which is signed and returned.

Yes, you can add as many users as you want. See how add a new user.

KYC is the mandatory procedure for verifying the identity of customers and their activities to combat money laundering and terrorist financing. easypay, as a payment institution regulated by the Bank of Portugal, the European Central Bank and the European Council, must comply with the Laws and Regulations relating to KYC.

Yes, if the company’s head office belongs to the SEPA Space.

Payments

Payments Account is the account you open at easypay, where receive all funds from your transactions (Learn more).

As a rule, funds are transferred in D+2, but the frequency may vary depending on the payment method used, or the day of the week (see here the date of transfer of funds).

To check if a referral has been paid, check the easypay Backoffice. See all the steps here.

All you have to do is ask easypay to create a new Payments Account associated with your original account. Send an email to Correio@easypay.pt with the SUBJECT: Add a new CIN.

Yes, but you must have at least one landing page because for easypay to activate Visa and Mastercard Cards, companies must be validated by the acquirer. This validation requires an analysis of the site and confirmation that it includes some mandatory components.

easypay allows you to receive real-time notifications of changes in the status of a payment, payments, authorizations and cancellations. To do this, you must configure notifications on the easypay Backoffice (Learn more)

Commissions Account

The Commissions Account is an account segregated from the Payments Account. The transaction commission charged by easypay is debited from a separate account, for a simpler and more transparent bank reconciliation (see how load the Commission Account).

Yes. Send an email to Correio@easypay.pt with the SUBJECT: Add Commission Account.

Send an email to Correio@easypay.pt with the SUBJECT: Commission Account Access.

Yes, you receive an email with notification and loading instructions.

Payments Account is the account you open at easypay, where you receive all the funds from your transactions.

Payments Account funds are regularly transferred to your bank account indicated in the sign-up process.

If you need to change your bank account, send an email to Correio@easypay.pt with the request and attaching proof of the new IBAN.

Find the statement in theBackoffice easypay, Menu ‘Commissions Account (FPA)‘ and then ‘Statement‘, you will find the list of transactions made.

Integrations

You can integrate the easypay API here!

In order to ensure that your online store guarantees all the features that best suit your company, easypay has the following plugins available: MagentoWoocommercePrestashop, Shopify.

Solutions

Payment made once only by the customer when purchasing a product or service (learn more).

Allows the customer, when making a new purchase, not to have to enter payment details, eliminating payment friction and giving give you a better shopping experience . Unlike subscriptions, where the amount and frequency are fixed (learn more).

These are recurring and automatic charges for payments with a fixed amount and defined frequency. Different from Frequent Payments, which has no defined value, frequency and periodicity (learn more).

For situations where you want to share a payment: an invoice, or quote, that can be paid by several people (learn more).

Solution that automatically splits the payment of a purchase/service by multiple merchants or suppliers (Marketplace). Learn more.

Make your request to create or change a form in writing to the email: Correio@easypay.pt, indicating the information you wish to present/request. Learn more about easypay forms.

Price

To join easypay there is no membership fee or monthly fee (learn more).

Your business grows with easypay

We simplify complexity with efficient payments, simplified management.
Get ready to sell more with our global payment solutions.

easypay FAQ

Hola, ¿cómo podemos ayudarte?

Geral

Al adherirte a easypay, estas creando una Cuenta de Pagos donde recibes todos los fondos de tus transacciones. La adhesión se realiza directamente en la página web easypay donde tendrás que presentar información y documentos para el proceso de KYC – Know Your Customer.

La Propuesta de Adhesión es la formalización en soporte físico del contrato entre las dos partes (Comerciante e easypay) en el que se establecen las condiciones para su vigencia. Solo después de que ambas partes firmen este contrato, se pueden transferir los fondos.

Para ser cliente easypay la sede tiene que estar incluida en el espacio SEPA. También puede requerir aprobación especial si está incluida en la  lista de Actividades Prohibidas o Sujetas a Aprobación (si este es tu caso, envíanos un correo para correio@easypay.pt con el ASUNTO: “Actividad Sujeta a aprobación” pidiendo un análisis de tu negocio.

Si te aparece easypay en tu extracto bancario, significa que se ha realizado una compra o pago a una tienda, empresa o entidad que utiliza easypay para procesar tus pagos.

Si al realizar el pago de una Referencia Multibanco, te equivocaste en el número de entidad o referencia. Si la entidad no pertenece a easypay, debes contactar a la empresa que gestiona esa entidad.

La SEPA (Single Euro Payment Area) es un espacio geográfico que incluye 36 países europeos (con y sin el euro como moneda oficial). En este espacio, las empresas y otros agentes pueden realizar y recibir pagos en euros (con los mismos derechos y obligaciones).

En la solución marketplaces, el cliente final compra a varios comerciantes y realiza un solo pago, y el marketplace recibe el pago completo y con Split payments reparte los fondos entre los comerciantes. En la solución multi-merchant, el cliente final compra a varios comerciantes y realiza un pago por comerciante. Ve aquí todas las diferencias.

El Certificado PCI (o tan solo PCI DSS) es un estándar internacional de seguridad de datos en la industria de las tarjetas de crédito. easypay cuenta con una auditoría anual que garantiza el mayor control de seguridad en el tratamiento y almacenamiento seguro de los datos de las tarjetas.

Solo puedes tener Tarjetas Visa y Mastercard activas si tu socio ha contratado el método de pago Tarjetas Visa y Mastercard con easypay.

Sí, pero debes tener, al menos, una landing page porque, para que easypay active las Tarjetas Visa y Mastercard, las empresas deben ser validadas por el adquirente. Esta validación requiere un análisis de la página web y la confirmación de que incluye algunos de los componentes obligatorios

Solo tienes que pedir a easypay la creación de una nueva Cuenta de Pagos asociada a tu cuenta original. Envíanos un correo para correio@easypay.pt con el ASUNTO: Añadir un nuevo CIN.

Cualquier empresa puede ser cliente easypay siempre y cuando no esté incluida en la lista de Actividades Prohibidas o Sujetas a Aprobación.

Si está incluida envíanos un correo para correio@easypay.pt con el ASUNTO: “Actividad Sujeta a aprobación” exponiendo el negocio que deseas desarrollar.

Cuenta

La autenticación fuerte es una medida adicional (SMS o APP) exigida por los estándares PSD2 (Payments Service Directive 2) y su finalidad es garantizar que sólo el titular del factor de autenticación fuerte acceda al Backoffice easypay. Este procedimiento elimina, entre otras, las acciones de phishing.

La APP es el factor de autenticación más seguro porque hay casos de hackers que han logrado realizar una operación SIM SWAP, que puede desviar los mensajes que recibe tu móvil al móvil del hacker.

easypay recomienda que utilices una APP de autenticación 2FA (Two Factor Authentication). El uso de esta APP también tiene la ventaja de poder acceder al backoffice en entornos sin cobertura de red móvil.

Envíanos un correo para correio@easypay.pt con el ASUNTO: “Cambio de dirección/nombre”, con el Número de Registro Mercantil actualizado en anexo.

Cambiar la contraseña en el Backoffice:

Para entrar en el Backoffice easypay, necesitas un correo electrónico y una contraseña. Esta contraseña se puede cambiar directamente en el Backoffice easypay.

  1. Haz clic en el nombre de usuarioen la esquina superior derecha.
  2. Mi perfil
  3. Contraseña
  4. Cambiar‘.

Recuperar los datos de acceso (Contraseña)

Otro motivo para cambiar la contraseña es haber perdido los datos de acceso. El acceso se puede recuperar:

  1. Haz clic en “¿Olvidaste tu contraseña?” 
  2. Ingresa el correo electrónico de tu cuenta para recibir un enlace donde podrás definir tu nueva contraseña.

Envíanos tu solicitud de cambio de IBAN para correio@easypay.pt, con el siguiente ASUNTO: “Cambio de IBAN – NIF: XXXX”, anexando:

  • El comprobante del nuevo IBAN (con la fecha de emisión inferior a 6 meses):
  • Indica también a qué Cuenta (o Cuentas de Pago) aplicar.

Una Cuenta de Pagos se refiere a un NIF específico. O sea, no se puede cambiar. En caso de que tu empresa/negocio cambie de NIF, deberás crear una nueva Cuenta de Pagos.

Para crear una Cuenta de Pagos, haz clic en “Únete” en www.easypay.pt y sigue las instrucciones.

Envíanos un correo para correio@easypay.pt si deseas desactivar alguna Cuenta de Pagos.

Los documentos exigidos por el Banco de Portugal dependen del tipo de Organización, ve los documentos necesarios.

La Propuesta de Adhesión es la formalización en soporte físico del contrato entre las dos partes (Comerciante e easypay) en el que se establecen las condiciones para su vigencia. Solo después de que ambas partes firmen este contrato, se pueden transferir los fondos.

Es una adenda al contrato inicial (PDA), que debe realizarse siempre que haya cambios en cualquier dato de la Cuenta de Pagos. Estos cambios solo surten efecto después de que easypay envíe la Propuesta de Enmienda, que se firme y que sea devuelta.

El KYC es el procedimiento obligatorio de verificación de identidad de los clientes y de sus actividades para combatir el blanqueo de capitales y el financiamiento del terrorismo. easypay, como entidad de pago regulada por el Banco de Portugal, por el Banco Central Europeo y por el Consejo Europeo, debe cumplir con las Leyes y Reglamentos relativos al KYC.

Sí, si la sede de la empresa pertenece al Espacio SEPA.

easypay te permite recibir notificaciones en tiempo real de los cambios en el estado de un pago, pagos, autorizaciones y cancelaciones.  Para eso, tienes que configurar las notificaciones en el Backoffice easypay (Saber más)

Sí, cuando la cuenta de comisiones muestra un saldo negativo, el comerciante recibe un correo con instrucciones sobre cómo recargarla. ¡Aprende a recargar la Cuenta de Comisiones aquí!

En el Menú Beneficiario encontramos los CIN (actualmente denominados “Cuentas de Pagos”). 

El Beneficiario debe solicitar a easypay que asigne un CIN/Cuenta de Pagos a cada página web desde la cual el Beneficiario desea hacer disponible los métodos de pago easypay a sus clientes. 

Envíanos un correo para correio@easypay.pt con el ASUNTO: Añadir un nuevo CIN

Pagos

La Cuenta de Pagos es la cuenta que abres en easypay, donde recibes todos los fondos de tus transacciones.

Por lo general, los fondos se transfieren en D+2, pero la frecuencia puede variar según el método de pago utilizado, o el día de la semana.

Para verificar si una referencia ha sido pagada, consulta el Backoffice easypay. 

Solo tienes que pedir a easypay la creación de una nueva Cuenta de Pagos asociada a tu cuenta original. Envíanos un correo para correio@easypay.pt con el ASUNTO: Añadir un nuevo CIN

Sí, pero debes tener, al menos, una landing page porque, para que easypay active las Tarjetas Visa y Mastercard, las empresas deben ser validadas por el adquirente. Esta validación requiere un análisis de la página web y la confirmación de que incluye algunos de los componentes obligatorios.

easypay te permite recibir notificaciones en tiempo real de los cambios en el estado de un pago, pagos, autorizaciones y cancelaciones. Para eso, tienes que configurar las notificaciones en el Backoffice easypay.

Cuenta de Comisiones

La Cuenta de Comisiones es una cuenta separada de la Cuenta de Pagos. La comisión de transacción cobrada por easypay se debita a una cuenta separada, para una conciliación bancaria más sencilla y transparente.

Sí. Envíanos un correo para correio@easypay.pt con el ASUNTO: Agregar Cuenta de Comisiones.

Envíanos un correo para correio@easypay.pt con el ASUNTO: Acceso a la Cuenta de Comisiones.

Sí, recibes un correo con la notificación y las instrucciones de recarga.

Encuentras el extracto en el Backoffice easypay, Menú ‘Cuenta de Comisiones (FPA)‘ y luego ‘Extracto‘, donde encontrarás las listas de las transacciones efectuadas.

Si tienes una Cuenta de Pagos y no tienes acceso a la Cuenta de Comisiones, envíanos un correo para correio@easypay.pt con el ASUNTO: Acceso a la Cuenta de Comisiones.

Sí, si no tienes una Cuenta de Comisiones, pero ya tienes una Cuenta de Pagos envíanos un correo para correio@easypay.pt con el ASUNTO: Agregar Cuenta de Comisiones.

Integraciones

¡Puedes integrarte a la API easypay aquí!

Para que tu tienda online garantice todas las funcionalidades que mejor se adaptan a tu empresa, easypay dispone de los siguientes plugins: MagentoWoocommercePrestashopShopify.

Soluciones

Pago realizado una única vez por el cliente cuando adquiere un producto o servicio.

Permite que el cliente, cuando realiza una nueva compra, no tenga que volver a ingresar los datos de pago, eliminando fricciones de pago y brindándole una mejor experiencia de compra. Diferente de suscripciones, donde el monto y la periodicidad son fijos.

Son cobros recurrentes y automáticos de pagos con monto fijo y frecuencia definida. Diferente de Pagos Frecuentes, que no tienen monto, frecuencia y periodicidad definidos.

Para situaciones en las que deseas compartir un pago: una factura o cotización, que puedan pagar varias personas (saber más).

Solución que divide automáticamente el pago de una compra/servicio entre múltiples comerciantes o proveedores (Marketplace).

Solicita la creación o cambio de formulario por escrito para: correio@easypay.pt, indicando las informaciones que deseas mostrar/solicitar. 

Santander Consumer Finance

El SCF es líder en financiación al consumo, opera en 16 países europeos y forma parte del Grupo Santander, uno de los grupos financieros más importantes del mundo.

Es una solución que los comerciantes easypay pueden poner a disposición de sus clientes finales para ofrecer soluciones de financiación al consumo en los portales de e-commerce.

easypay actúa como intermediario de crédito vinculado.

No, easypay es quien actúa como Intermediario de Crédito.

El SCF actúa como banco prestamista bajo un acuerdo con easypay, brindando la solución digital que permitirá al consumidor financiar su compra en la tienda online del comerciante.

  • La solución de financiación proporcionada por el Santander Consumer Finance está incluida en una oferta de productos de financiación clasificada por el Banco de Portugal como Crédito Personal – Finalidad Hogar y Otras Finalidades. Todos los comerciantes que vendan productos y servicios a sus clientes dentro de estos tipos de financiamiento podrán unirse a la solución SCF. Ejemplos: Equipamientos y Servicios no Domésticos, Viajes y Ocio, Deporte, Estética, Instrumentos musicales, Accesorios para automóviles, Moda y Complementos, Equipamientos Eléctricos y Electrónicos, Muebles, Equipamientos para el hogar, Comunicaciones y otros servicios domésticos.
  • Todos los comerciantes de easypay que cuenten con integración vía API o checkout easypay podrán disponer de este método de pago tras enviar su solicitud de adhesión, la cual será analizada tanto por easypay como por el Santander Consumer Finance, y cuya decisión será comunicada al comerciante en aproximadamente 5 días.

Para adherirse al método de pago, el comerciante tiene que manifestar su intención a easypay.

  • CUANDO YA ERES CLIENTE EASYPAY
    • easypay y el SCF realizan el análisis y aprobación del comerciante para empezar a ofrecer este método de pago.
  • CUANDO AÚN NO ERES CLIENTE EASYPAY:
    • Únete a easypay directamente en la página web en “Únete” completando el proceso de onboarding.
    • Indica que deseas ofrecer el método de pago.
    • Sigue para obtener la aprobación de easypay y el SCF
  • Luego de ser aprobado por easypay, y de ser aprobado y registrado por el Santander Consumer Finance, el comerciante solo tiene que integrarse vía API ( https://api.prod.easypay.pt/docs#tag/Single-Payment/paths/~1single/post) o en el checkout easypay (https://api.prod.easypay.pt/docs#tag/Checkout)
  • Si ya eres cliente easypay, no necesitas de ningún otro documento adicional. easypay sólo comprobará si los documentos están vigentes. Si no lo están, solicita los documentos actualizados y realiza una Propuesta de Enmienda al contrato easypay con este nuevo método de pago.
  • Si eres un cliente nuevo – debes unirte normalmente – Ve aquí https://www.easypay.pt/onboarding-no-site/donde también encontrarás todos los documentos necesarios para hacer la solicitud.

No. El comerciante podrá mantener la relación con los bancos que tiene actualmente, sin necesidad de cambiar ninguna relación contractual.

El SFC es el responsable de la aplicación que realiza todas las simulaciones para el cliente, además de ser responsable de brindar toda la información legal precontractual obligatoria al cliente final.

  • El comerciante solo debe expedir la compra después de confirmar la finalización de la solicitud (proceso pagado). Esta confirmación la realizará easypay que, a su vez, se la comunicará al comerciante.
  • El proceso de solicitud de financiación está preparado para tener una respuesta inmediata y completarse en un corto periodo de tiempo. No obstante, y para mayor comodidad del consumidor, el SCF otorga al consumidor un plazo máximo de 72 horas para realizar el trámite. Transcurridas las 72 horas, y por motivos de seguridad, el SCF cancela la solicitud del consumidor, notificándole (y también a easypay) la debida cancelación automática de dicha solicitud.

Sí. El pago de la financiación será realizado a través de tu cuenta de pagos Easypay. Tan pronto como el SCF realice el pago mencionado, el monto quedará visible en tu cuenta de pagos, donde el método de pago se identifica con el SCF.

No. easypay solo transfiere los fondos al comerciante después de que:

  1. Haya finalizado el período de reflexión del consumidor (14 días)
  2. Haya enviado el comprobante de entrega del bien/servicio al consumidor.

¿Cómo se procesa?

  • El comerciante envía un correo para financial@easypay.pt con la siguiente información:
    • Identificación del comerciante: NIF
    • Factura de la compra del bien/servicio
    • Comprobante de entrega del bien/servicio
  • easypay, después de verificar la información enviada, transfiere los fondos al comerciante dentro de 3 días hábiles.

El comerciante solo debe expedir la compra después de confirmar la finalización de la solicitud (proceso pagado y visible en la cuenta de pagos).

Invalidez | ineficacia del contrato de crédito – Ejemplo:

  • Derecho de Revocación Gratuita dentro de los 14 días (DL 133/2010)

Invalidez | revocación del contrato de compraventa del bien financiado – Ejemplos:

  • Producto incorrecto;
  • Producto defectuoso;
  • Imposibilidad de entregar la mercancía;
  • Ruptura de existencias;
  • Derecho de revocación gratuita del contrato de compraventa a distancia – 15 días;

Incumplimiento | disconformidad del contrato de compraventa del bien financiado. Ejemplo

  • Derecho a la garantía del bien – debe ser proporcionado por el comerciante
  • Fondos retenidos en easypay– el comerciante debe proporcionar información tanto a easypay como al SCF. Para ello, deberá enviar un correo para financial@easypay.pt y gpc_admn@santanderconsumer.pt autorizando a easypay a transferir los fondos al SCF, identificando debidamente al cliente (NIF) y la transacción (# transacción easypay)
  • Fondos ya pagados por easypay al comerciante– el comerciante deberá proporcionar información al SCF. Para ello, deberá enviar un correo para gpc_admn@santanderconsumer.pt solicitando la anulación/cancelación total o parcial de la transacción, identificando debidamente al cliente (NIF) y la transacción (# transacción easypay), y adjuntar el comprobante de la transferencia al IBAN SCF PT50001800031513739102089 del importe total de la solicitud de financiación del cliente (equivalente al importe recibido por el comerciante)
  • Las cancelaciones hasta 3 meses son gratuitas. Cuando más de 3 meses, el comerciante tendrá que pagar los costes.

 

Precios

Para adherirte a easypay no existe ningún coste de adhesión o mensualidad (saber más).

Tu negocio crece con easypay

Simplificamos la complejidad con soluciones de pago que optimizan la gestión de tu negocio, ahorran tiempo en la verificación de pagos y preparan tu empresa para vender en todo el mundo.