Pedir uma Devolução

Pode devolver os fundos aos seus clientes, de forma total ou parcial. A easypay faz a devolução utilizando a Conta de Pagamentos, desde que tenha saldo positivo. No caso do saldo ser negativo a easypay comunica-lhe para que o saldo seja regularizado e possa completar a devolução.

As devoluções são feitas de acordo com o meio de pagamento utilizado:

  1. Cartões Visa e Mastercard e/ou MB Way – Diretamente para o mesmo método de pagamento nos respectivos menus do seu Backoffice easypay;
  2. Referências de Multibanco – 2 possíveis formas:
    • Out-payment easypay – Via API (saiba mais aqui)
    • A cargo do comerciante – meios próprios
    • Um pedido de devolução tem um custo associado de 2,5€ + IVA e as comissões da transação inicial não são devolvidas.

São disponibilizados filtros de pesquisa, pelo que deverá ter em atenção à data colocada ao pesquisar o pagamento que pretende devolver.

 

MB WAY

De forma a efetuar um reembolso de um pagamento efetuado através de Mb Way deverá através do Backoffice no menu Mb Way > Listar > Autorizações e Compras, poderá verificar as suas transações pagas com sucesso.

Para avançar com a devolução basta clicar em Histórico > Reembolso e definir o valor do reembolso total ou parcial e submeter. Tenha sempre em atenção os filtros de pesquisa que estão a ser utilizados. Uma vez que o pagamento seja devolvido o seu estado é alterado para devolvido.

 

Cartão Visa e Mastercard

Neste método de pagamento possui dois menus para proceder ao reembolso.

À semelhança do método de pagamento MB Way, deverá aceder ao menu Cartão Crédito e respectivo histórico da transação. Dependendo da forma como foi gerado o pagamento deverá selecionar um dos seguintes menus:

Cancelar ou Devolver – Todos os pagamentos gerados manualmente através do seu Backoffice.

Cancelar ou Devolver API 2.0 – Encontram-se todos os pagamentos gerados através de uma automatização, como por exemplo, através do pagamento no checkout easypay, da sua loja online.

Para avançar com a devolução basta clicar em Histórico > Reembolso e definir o valor do reembolso total ou parcial e submeter. Tenha sempre em atenção os filtros de pesquisa que estão a ser utilizados. Uma vez que o pagamento seja devolvido o seu estado é alterado para devolvido.