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4 dicas para eliminar os carrinhos de compras abandonados

No e-commerce é muito comum haver o abandono dos carrinhos de compras, ou seja, clientes que selecionam produtos ou serviços na sua loja online, mas não finalizam o processo de compra.

Alguns estudos indicam que, em média, 75% dos carrinhos de compras são abandonados. Mas qual será a razão para esta taxa de abandono tão elevada?

4 fatores que levam ao abandono dos carrinhos de compras

São vários os fatores que podem contribuir para que um cliente passe por todo o processo de compra e, no momento do checkout, isto é, do pagamento, desista.

1# Hesitação na hora de compra

Um estudo da SAP mostra que o processo completo de compra de cerca de 73% utilizadores dura aproximadamente um dia. E apenas pela indecisão por parte do consumidor. Neste período de tempo, os utilizadores ponderam se o produto ou serviço é benéfico para eles, comparam com a oferta da concorrência e ainda os preços.

2# Custos extra adicionados no checkout

O custo é claramente um fator de relevo para os consumidores modernos e se ao preço do produto acrescem mais custos elevados, a probabilidade de desistirem das compras é muito elevado.

Para metade dos compradores online, os custos extras com entregas ou outras taxas adicionados no momento do checkout, são uma das principais causas para carrinhos de compras abandonados.

3# Checkouts complexos e demorados

Segundo um estudo do Baymard Institute, 18% dos utilizadores afirmam que checkouts e processos de pagamento demasiado complexos e demorados são uma das razões que os levam a desistir da compra. Preencher muitos campos com dados pessoais e de faturação, ter de cumprir demasiados passos dentro do checkout até ao pagamento final, são alguns exemplos dos entraves apontados pelos utilizadores.

4# Falta de meios de pagamento alternativos

O mesmo estudo do Bymard Institute confirma que a falta de meios de pagamento é um indicador da elevada taxa de carrinhos de compras abandonados.

Com o aparecimento de meios de pagamento mais rápidos e simples de utilizar, a procura por estes mesmos meios de pagamento por parte dos consumidores também aumentou – e vai continuar a aumentar. E não tendo estes meios disponíveis ou pelo menos uma oferta alargada e com várias alternativas de meios de pagamento, a tendência para o abandono do processo de compra é muito mais elevada.

Como eliminar os carrinhos de compras abandonados

Tendo em conta as principais causas que podem estar por trás dos carrinhos de compras abandonados do seu negócio, apresentamos-lhe as soluções para cada um destes fatores.

1# Desbloquear a decisão

A indecisão dos utilizadores pode desaparecer se conseguir convencê-los de que aquilo que tem para lhes oferecer é a melhor opção para eles. O que pode ser feito para reduzir esta hesitação é recorrer a estímulos que levam os consumidores a serem mais impulsivos e a tomarem decisões mais rapidamente.

O estímulo (ou gatilho) da escassez é um dos mais poderosos e aquele que reduz significativamente os carrinhos de compras abandonados. Na mente dos utilizadores, este gatilho confere uma sensação de medo de “ficar de fora” – FOMO (Fear of Missing Out) e da possibilidade de perda. E o nosso instinto natural leva-nos a querer aproveitar as oportunidades e a avançar.

Na prática, pode incluir nas suas páginas de produtos ou serviços o número de vagas ou de artigos em stock (“últimas unidades”, “resta apenas 1 artigo em stock”, etc.) ou uma contagem decrescente no checkout (“Promoção válida por x minutos”). Isto vai ajudar o cliente a decidir no momento a avançar para o pagamento.

2# Custos previamente adicionados ao valor do produto

Sabia que a entrega gratuita é o incentivo mais eficaz para convencer utilizadores a comprarem algo numa loja online? Isto não significa que tenha de oferecer verdadeiramente o valor das entregas aos cliente e passar a suportá-las na sua totalidade. Pode simplesmente aumentar o valor do produto de forma a incluir já os seus custos com entregas e informar que a mesma é gratuita para o cliente.

Na mente do consumidor, o que acontece na prática é que este vai dar preferência a um produto de 15€ com entrega gratuita do que a um produto de 12€ + 3€ de taxa de entrega. Isto acontece porque o cliente já está informado desde o início do processo que no final vai pagar apenas 15€ pelo produto e não é impactado por custos extra, com os quais não estava a contar, no momento de pagar.

3# Checkout simples, rápido e completo

Para evitar mais carrinhos de compras abandonados na sua loja online por ter um checkout tão demorado ou extenso, está na hora de fazer um upgrade e agilizar este processo.

O Checkout da easypay oferece-lhe uma nova página de pagamentos, mais simples, rápida e intuitiva tanto para os seus clientes como para si.

Foi totalmente desenhado para reduzir a fricção nos pagamentos, pode ser totalmente customizado à imagem do seu negócio, está preparado para ser usado em qualquer dispositivo (telemóvel, tablet ou computador), reduz cerca de 80% do esforço de integração e ainda permite configurar facilmente os meios de pagamento que quer disponibilizar.

4# Ofereça os meios de pagamento preferidos dos seus clientes

Com o checkout da easypay, para cada pagamento pode oferecer os meios de pagamento de preferência dos seus clientes:

  • Referência Multibanco: um meio de pagamento de preferência pelos portugueses que a easypay disponibiliza todos os tipos para que possa ter a melhor solução para o seu negócio.
  • Visa e MasterCard: o meio de pagamento mais popular internacional para pagamentos pontuais e frequentes.
  • IBAN Digital: uma nova forma de fazer uma transferência bancária, sem necessidade de envio de comprovativo de pagamento e com reconciliação bancária automática.
  • MBway: simples de integrar e configurar, o MBway é o meio de pagamento português com maior taxa de penetração e crescimento no último ano.
  • Uniflex: o meio de pagamento que permite parcelar uma compra em 3,6,12 meses e que está a ter uma enorme aceitação pelo consumidor por ser tão simples e rápido e ainda distribuir os custos por vários momentos. Aumenta o ticket médio da compra e a fidelização.
  • Santander Consumer Finance: uma solução de crédito online, totalmente inovadora, para compras até 5.000€. Aumenta o ticket médio da compra e a nível de satisfação.

Conheça todas as vantagens do checkout da easypay e comece hoje a diminuir a taxa de carrinhos de compras abandonados na sua loja online.