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Subscrições: como aumentar as vendas com este modelo de negócio

As subscrições vieram transformar a forma como os clientes compram e garantir que os comerciantes nunca percam um pagamento. Descubra como funcionam.

Não são só os Millennials ou a geração Z a escolher marcas que oferecem pagamentos por subscrição. Esta opção está a crescer em todas as demografias e setores. Há vários anos que já é possível comprar um pouco de tudo através de uma subscrição, sejam serviços de streaming, como venda de produtos de grande consumo. Se para os clientes as Subscrições oferecem uma experiência de pagamento sem fricção, para os comerciantes permitem melhor previsibilidade das receitas, aumento da fidelização e consequente aumento das vendas. Mas para as marcas que não nasceram neste modelo, a transição pode ser um grande desafio. Descubra as oportunidades e como o fazer de forma prática.

O que são subscrições?

As subscrições, ou pagamentos recorrentes, são transações repetidas e programadas. Tal como acontece com muitos serviços digitais, sempre que um cliente efetua uma compra pode optar por um plano de subscrição ou de pagamento recorrente. Geralmente, as subscrições são cobradas com uma periodicidade semanal, mensal ou anual, até que o cliente remova a autorização ou cancele a assinatura. Este mercado está a crescer, e gigantes como a Netflix ou Spotify são dos exemplos mais visíveis. Mas para além destas, que já nasceram com este formato, há muitas outras marcas adotar este modelo e em setores mais tradicionais. Há vários anos que, por exemplo algumas cadeias de supermercados permitem agendar a compra de mercearias com uma certa recorrência. O mesmo acontece no mundo automóvel em que o aluguer operacional veio em muitos casos substituir a compra. A introdução da Uber One em Portugal é outro exemplo recente.

Os pagamentos por subscrição podem ser aplicáveis a vários tipos de serviços e produtos, quer de utilidade pública, quer para assinaturas de revistas e jornais, mensalidades de ginásios e escolas, cobrança de avenças ou gestão de donativos. É ainda possível aplicar este sistema a negócios mais específicos, como, por exemplo, fornecimento contínuo de material de escritório, artigos para animais de estimação ou tudo aquilo que possa ser configurado para entrega automática.

Em qualquer caso, o objetivo para os comerciantes é sempre o mesmo: transformar compras pontuais em subscrições recorrentes no tempo, para assim ter melhor previsibilidade      sobre as receitas futuras e oferecer aos utilizadores uma experiência de pagamento mais simples,e uma melhor experiência de consumo

Quais as vantagens das subscrições?

As subscrições oferecem uma série de vantagens tanto para os clientes quanto para os comerciantes.

1. Fluxo de caixa previsível

Esta é provavelmente a maior razão para um comerciante ativar um sistema de pagamento por subscrição.

2. Fidelização de clientes

As subscrições também são importantes para criar uma base de clientes estável e fiel. A utilização consistente de um produto ou serviço incute um sentimento de lealdade e é provável que um consumidor permaneça com a marca.

3. Melhoria da experiência do cliente

As subscrições são uma boa forma tornar a experiência mais cómoda e eficiente para o cliente. Quanto menos fricção tiver o processo de pagamento, melhor será a sua experiência.

Como funciona?

Com o sistema de pagamento por subscrição da Easypay, pode predefinir a data de início e fim da subscrição, o número e a periodicidade das cobranças. Destaque para a funcionalidade avançada de definir o número de tentativas por cobrança, que é crítica para resolver cobranças sem sucesso     . Assim, seja por saldo insuficiente na conta bancária do cliente, número de cartão expirado, novos dados do cartão ou outros problemas relacionados com o pagamento, o problema fica resolvido, de forma rápida e simples. E pode ainda ser dada a possibilidade de co cliente pagar com acesso a outro meio de pagamento (Easypay Now)

Como começar?

Implementar o modelo de subscrição envolve algum planeamento prévio. Siga estes passos.

1. Identificar os produtos e serviços adequados para subscrição

Analise o seu inventário e identifique os produtos que podem ser comprados regularmente pelos clientes. Idealmente, procure artigos que os clientes já compram com uma determinada frequência – diária, semanal, mensal ou trimestral.

2. Definir preços e planos de subscrição

Determine os preços e os diferentes planos de subscrição que deseja oferecer. Crie planos de subscrição que sejam flexíveis e adaptáveis ​​às diferentes situações. Por exemplo, pode disponibilizar planos de subscrição que variam de acordo com o volume de compra ou que crescem com o cliente, isto é, vão evoluindo em valor e características oferecidas, com opções desde utilizadores principiantes até clientes experientes.

Por fim, disponibilize ainda a opção de personalizar os planos de subscrição com as necessidades individuais. Permita que os clientes escolham produtos específicos, a frequência de entrega e ajustem os planos ao longo do tempo conforme necessário.

3. Comunicar esta modalidade aos clientes

Comunique a introdução dos planos de subscrição aos seus clientes atuais e também aos potenciais. Use vários canais de comunicação, como email, redes sociais, SMS, banners no site e até materiais promocionais na loja física.

Ao fazer isso, destaque os benefícios dos planos de subscrição, como a conveniência e a poupança de tempo e dinheiro. Pode até oferecer incentivos iniciais para aumentar a adesão, como descontos na primeira subscrição ou brindes exclusivos para novos assinantes.

4. Simplifique o processo

Se já tem um modelo de negócio à base de compras pontuais, torne o processo de migração o mais simples possível para os clientes. É importante garantir que as informações de pagamento e preferências de produtos sejam automaticamente transferidas para os novos planos de subscrição, para que o cliente não tenha de preencher formulários adicionais ou fornecer informações repetidamente.

Easypay, o seu parceiro para aceitar pagamentos por subscrições

As subscrições são uma parte importante da estratégia de um e-commerce, com benefícios para o comerciante e para o cliente. Aumente a sua previsibilidade financeira com a Easypay e ofereça este meio de pagamento aos seus clientes, para uma experiência de compra simplificada, conveniente, segura e lucrativa. Estamos sempre disponíveis para ajudar, desde a configuração inicial até à gestão contínua      das subscrições, para que possa maximizar o potencial desta estratégia no seu negócio. Contacte-nos.