A partir de 19 de maio, entra em vigor uma nova medida do Banco de Portugal que vai aumentar a transparência dos pagamentos em Portugal: tanto os pagamentos por Referência Multibanco como os Débitos Diretos passarão a incluir a identificação do beneficiário no momento do pagamento e no extrato bancário do pagador.
Esta mudança, que já é prática comum noutros países europeus, permite que os consumidores saibam com maior clareza quem está a receber os fundos. O objetivo é reforçar a confiança e reduzir o risco de erro ou fraude no momento do pagamento.
Na easypay, esta era uma melhoria que há muito tempo defendíamos e que agora se torna realidade — sem qualquer custo adicional para os nossos clientes.
O que vai mudar?
- Referência Multibanco: ao introduzir os dados para pagamento, o nome da entidade beneficiária será apresentado no ecrã do multibanco ou do homebanking. Este nome também passará a constar no extrato bancário do pagador.
- Débitos Diretos: nos débitos diretos nacionais, o nome da entidade também surgirá no extrato bancário como beneficiário do débito.
Esta nova etapa é uma evolução importante no ecossistema de pagamentos português e representa um passo concreto na direção de uma maior transparência, segurança e confiança nas transações digitais.
E agora?
A easypay irá comunicar a identificação da vossa entidade à SIBS, de forma a garantir que os vossos clientes consigam reconhecer, desde o primeiro momento, quem está a receber o pagamento.
__________________________
Saiba mais sobre a easypay no extrato bancário.
Se surgir a easypay no seu extrato bancário, significa que foi feita uma compra ou um pagamento a uma loja, empresa ou entidade que utiliza a easypay para mediar os seus pagamentos. Saiba mais aqui.