O que é um intermediário de crédito?

O que é um intermediário de crédito?

Saiba o que é um intermediário de crédito e como pode ajudar o seu negócio a aumentar as vendas através de compras a crédito e opções de Buy Now Pay Later.

Longe vão os tempos em que um crédito era concedido apenas em instituições bancárias, com processos complexos, burocráticos e demorados. A rápida evolução da tecnologia e do e-commerce permite agora que os comerciantes ofereçam a possibilidade de pagar em prestações, mesmo em compras de pequeno valor e online, sem ter de abandonar o processo de checkout ou de sair do site do comerciante. Descubra o que é um intermediário de crédito, como funciona e como pode ajudar o seu negócio a crescer.

O que é um intermediário de crédito?

Um intermediário de crédito é uma entidade que faz a ponte entre um consumidor que pede um empréstimo e a instituição que o concede. O papel do intermediário de crédito é facilitar o processo de obtenção de crédito.

Os intermediários de crédito podem ser empresas especializadas ou agentes financeiros que ajudam a encontrar as melhores opções de crédito com base nas suas necessidades e situação financeira. Podem lidar com vários tipos de crédito, como empréstimos pessoais, hipotecas, empréstimos automóveis, entre outros. Nos casos do retalho ou ecommerce, disponibilizam online a possibilidade de pagar um produto ou um serviço em prestações.

É importante lembrar que os intermediários de crédito têm de ter uma autorização especial do Banco de Portugal para apresentar e propor contratos de crédito, mas não são eles que o concedem. Esse papel cabe sempre a uma instituição de crédito, como os bancos.

A easypay é uma instituição de pagamento que presta serviços de intermediação de crédito aos comerciantes, categoria de intermediário de crédito vinculado. Estamos registados no Banco de Portugal com o número de registo 8706 e trabalhamos com a Santander Consumer Finance.

Para que serve um intermediário de crédito?

Um intermediário de crédito é fundamental para as lojas online, desde logo pelo facto de disponibilizar aos clientes a possibilidade de pagar as compras em prestações. Mas existem mais vantagens.

1. Maior conveniência para o cliente

Oferecer esta possibilidade torna as compras mais acessíveis para um segmento mais amplo de consumidores. Muitos clientes valorizam a flexibilidade financeira e podem preferir distribuir o custo de uma compra ao longo do tempo. Isso torna a loja online mais atrativa para diferentes perfis de clientes, incluindo aqueles que podem não ter recursos financeiros para pagar o valor total a pronto.

2. Aumento da taxa de conversão

A possibilidade de pagar em prestações elimina barreiras que poderiam impedir alguns clientes de concluir uma compra. Em consequência, a taxa de conversão aumenta, pois os clientes estão mais propensos a finalizar transações quando têm a opção de dividir o pagamento em parcelas mais geríveis.

3. Aumento do ticket médio de compra

A opção de pagar em prestações pode incentivar os clientes a considerar compras de valor mais elevado, uma vez que o impacto financeiro imediato é reduzido. Pode, assim, impulsionar o valor médio de transações, contribuindo para o crescimento das receitas da loja online.

4. Fator diferenciador

Num mercado altamente competitivo, oferecer a opção de pagamento parcelado (Buy Now Pay Later) pode ser um fator diferenciador que destaca a loja da concorrência. Esta possibilidade é, muitas vezes, decisiva na escolha de uma loja em detrimento de outra.

Que tipos de intermediário de crédito existem?

Existem três categorias de intermediários de crédito, sendo que não é possível exercer atividade em mais do que uma categoria.

1. Intermediário de crédito vinculado

O intermediário de crédito vinculado atua em nome e por conta de uma ou várias instituições de crédito, numa relação estreita. Isto significa que apenas apresenta os produtos financeiros específicos da entidade com a qual tem um contrato. É o caso da Easypay.

2. Intermediário de crédito a título acessório

Neste caso, a intermediação de crédito não é a atividade principal do próprio, mas realiza essa atividade como uma extensão ou acessório de sua atividade principal. Dito doutro modo, o intermediário de crédito tem outra atividade principal e, ocasionalmente, oferece serviços de intermediação de crédito.

3. Intermediário de crédito não vinculado

Por último, o intermediário de crédito não vinculado não possui uma ligação contratual exclusiva com uma ou mais instituições de crédito. Ao contrário do intermediário vinculado, não está limitado a oferecer produtos financeiros de um grupo restrito de instituições, podendo colaborar com várias outras.

Como funciona um intermediário de crédito?

A atuação de um intermédio de crédito pode diferir dependendo do tipo, mas, por norma, envolve os seguintes passos:

  1. O comerciante faz a integração com uma plataforma de pagamento que ofereça serviços de intermediação de crédito, como a Easypay. Esta integração permite que os clientes escolham a opção de pagamento parcelado durante o processo de checkout.
  2. Se o cliente optar pelo pagamento em prestações, são solicitadas informações adicionais para a aprovação do financiamento.
  3. De seguida, o intermediário de crédito faz uma verificação rápida dos critérios mais relevantes, sendo que esta rapidez no processo é uma das grandes vantagens. O cliente não tem de aguardar que o pedido de crédito seja aprovado.
  4. Por fim, o intermediário de crédito apresenta ao cliente as condições específicas do parcelamento, como o número de mensalidades, o valor de cada prestação, as taxas de juros associadas (se existirem), entre outras.
  5. Se o cliente concordar com as condições, a transação é processada e o pagamento é efetuado. O comerciante recebe o valor total da compra[IR1] , enquanto a entidade financeira assume a responsabilidade de cobrar as prestações do cliente nos prazos acordados.
  6. Depois de todas as prestações terem sido pagas, a compra é finalizada.

O processo decorre de forma fluida, e os clientes não precisaram de lidar diretamente com os aspetos mais burocráticos e complexos da obtenção do financiamento.

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