Cartões Visa e Mastercard

Para adicionar e activar os Cartões Visa e Mastercard nos seus meios de pagamento, a easypay tem que submeter o seu site/informação aos acquirers para aprovação.

Se ainda não é cliente easypay, verifique primeiro se o seu negócio não se encontra na listagem de actividades proibidas ou sujeitas a aprovação. Se estiver incluido envie um email para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: “Atividade Sujeita a aprovação” expondo o negócio que pretende desenvolver.

Se já é cliente easypay e pretende adicionar os Cartões Visa e Mastercard envie um email para correio@easypay.pt com o seu pedido.

Se ainda não é cliente e está a aderir à easypay, ao selecionar os Cartões como método de pagamento, automaticamente a easypay analisa o seu site para submissão aos acquirers.

Para obter a validação dos acquirers, necessita de ter a seguinte informação no site:

  • Página de contactos
    • Nome de registo da instituição;
    • e-mail;
    • telefone;
  • Política de Privacidade/ Confidencialidade;
  • Termos e condições
    • Morada sede e nome do contraente
    • Política de cancelamento de encomenda
    • Política de devolução do Bem/ Serviço
    • Logos dos meios de pagamento disponíveis (Visa e Mastercard)
  • Produtos/ serviços visíveis no website, com preços e moeda de transação;
  • Shipping (Preçário, Métodos, Condições e Prazos de entrega), ou forma de disponibilização do serviço;
  • Site em http.

Integração dos Cartões Visa e Mastercard:

  • Consulte os Manuais técnicos.
  • Na página de pagamentos deve ser configurado o logotipo da sua marca e a descrição do negócio que pretende apresentar no extrato do cliente (nome empresa, URL ou marca + cidade);

Tipos de Operações nos cartões Visa e Mastercard na easypay:

  • Autorizações (AUTHORIZATION)
  • Cancelamento de autorizações (VOID)
  • Cobrança (CAPTURE)
  • Cobrança automática (SALE = authorization + capture)
  • Devoluções (REFUNDS)
  • CHARGEBACKS

Se o seu objetivo é criar um cativo no cartão para que, posteriormente, possa fazer uma ou mais cobranças, então deve usar uma Autorização de pagamento (AUTHORIZATION)

(Veja como evitar chargebacks):

  • Este cativo é válido por 7 dias (mas pode ser possível efetuar uma cobrança até 30 dias). Entre os 7-30 dias o emissor, a pedido do cliente final, pode cancelar a autorização do cartão. Só saberá se a autorização foi cancelada no momento em que pedir a cobrança.
  • Se não efetuar nenhum pedido de cobrança, a autorização cancela-se automaticamente num prazo de 30 dias.
  • Pode cancelar uma autorização de pagamento (VOID) – o processo pode demorar até 30 dias (não dependendo da easypay nem do acquirer mas sim do emissor do cartão).
  • O valor a cobrar pode ser igual ou inferior ao que foi Autorizado.

Realização da cobrança (CAPTURE) – deve fazê-lo apenas quando uma destas situações se verificar:  

  • Após encomenda realizada com a garantia de prestação do serviço ou capacidade  de entrega da mercadoria e dentro dos prazos previstos;
  • No momento em que a encomenda é expedida;
  • No momento em que a entrega é realizada/ serviço prestado. 
  • Pode fazer múltiplas capturas até o limite da autorização.
Cobrança (SALE)

Se já tem a garantia que vai prestar o serviço ou já tem a mercadoria, faça um pedido de cobrança automático. Neste caso, os fundos são creditados automaticamente na sua Conta de Pagamentos. Poderá posteriormente efetuar uma devolução caso necessite.

Devoluções (REFUNDS)

Os refunds estão disponíveis por API. Em alternativa, para a Devolução de transacções feitas com Cartões Visa e Mastercard, faça o pedido por escrito para correio@easypay.pt com o ASSUNTO: “Devolução – Nif – xxx”,  indicando os seguintes dados:

  • O valor a devolver e se é parcial ou total;
  • O motivo da devolução
  • O número da referência de pagamento (9 dígitos)
CHARGEBACKS

Um chargeback é um pedido de contestação realizado por parte do titular do cartão, junto  do seu Banco. Sempre que um chargeback é apresentado, os fundos são devolvidos de imediato ao titular do cartão e inicia-se um processo administrativo de avaliação da compra e do  processo de venda realizado pelo Comerciante.

Poderão ser exigidos documentos que comprovem a entrega da mercadoria ou prestação do serviço.

É importante ter em em atenção alguns comportamentos de risco que podem originar um conjunto de chargebacks que sejam danosos para a sua loja. Assegure-se que:

  • Tem uma morada de entrega válida.
  • Que não envia para Apartados ou POBox
  • A quantidade de produtos comprados não é excessiva de acordo com o comportamento habitual.
Implicações para os comerciante (em caso de Chargeback)

Os fundos serão de imediato devolvidos ao Ordenante e debitados ao Comerciante.

Todos os Comerciantes com mais de 1,5% de chargebacks, terão o canal de cartão de  crédito bloqueado, podendo o Comerciante ficar registado na Blacklist internacional das  Marcas de cartão de crédito.

3DSecure

O sistema 3DSecure (3DS) com Autenticação Forte, criado pela Visa e MasterCard, permite confirmar que é o titular do cartão que está efetivamente a fazer a compra.

Assim, reduzem-se as hipóteses de fraude nas compras online, impedindo o titular do cartão de  repudiar a compra (“Não fui eu que comprei”), responsabilizando o emissor do cartão, e não o  Comerciante, em caso de fraude.

Encontre aqui as características dos Cartões Visa e Mastercard.