Subscrições: como aproveitar a solução de pagamentos recorrentes

Como aproveitar a solução de pagamentos recorrentes?

solução de pagamentos recorrentes e subscrições da easypay

As subscrições e as soluções de pagamentos recorrentes nascem com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra o mais simples possível, com a menor fricção e dando poder ao cliente.

A easypay faz jus ao nome e surge no mercado para desconstruir a complexidade que existe à volta do serviço de subscrição.

As subscrições aceleram os negócios

As subscrições de serviços e pagamentos recorrentes são um modelo de negócio em franco crescimento. Nos dias que correm, são cada vez mais empresas que ao vender os seus produtos e serviços criam a opção de subscrição para os seus clientes.

O objetivo é acelerar o crescimento das suas vendas, fortalecer a sua cadeia de valor e ainda fidelizar o cliente final. A fidelização do cliente é um dos temas mais desafiantes e que exige acompanhar as suas preferências, necessidades e o seu comportamento de compra.

O crescimento do e-commerce requer novas formas de venda

Com o crescimento exponencial do e-commerce, a realidade está a mudar e é necessário criar as formas de venda que sejam não só as mais atrativas para o cliente final, mas que também permitam gerir melhor os negócios e potenciar as vendas.

Sebastião Lancastre, CEO da easypay, garante que os grandes desafios passam por transformar a venda de um produto num serviço e ainda saber qual o custo de captação de um cliente. Mais do que captar um cliente é conseguir mantê-lo dentro da estrutura de negócio da empresa.

O poder das subscrições e dos pagamentos recorrentes

Quando pensamos em subscrições muitas vezes consideramos ser uma estratégia da empresa para nos “prender”. Mas, na realidade, elas nascem com o objetivo de dar mais poder ao cliente e de dar ganhos de eficiência na gestão dos pagamentos à empresa. O consumidor tem o poder de alterar, suspender ou até cancelar pagamentos recorrentes: só assim irá existir confiança no serviço.

A previsão de receitas é o fator de sucesso que faz tantas empresas adaptarem a sua oferta para estas soluções. Num modelo de negócio que passa por uma loja física nunca se sabe quantos consumidores irão entrar, no caso de um serviço de subscrição existe uma previsão muito apurada daquilo que são as receitas.

A fidelização de clientes cada vez mais exigentes

Segundo Luís Dinis, Managing Partner da Growvox, hoje em dia o consumidor está cada vez mais exigente pois tem acesso a vários canais. O relacionamento com o cliente é a chave para o aumento de receitas e uma proposta de valor adequada.

As empresas que querem garantir crescimento e fidelização do cliente são obrigadas a ter uma presença digital pois, caso contrário, irão perder vendas e podem ter o seu modelo de negócio inviabilizado.

Vivemos um excelente momento para a transformação digital e é muito fácil lançar uma loja online. Temos empresas como a easypay que oferecem ferramentas que permitem receber pagamentos com validação em tempo real – tudo isto cria uma dinâmica de mercado nunca antes vista.

Negócios 100% assentes na solução de subscrição

Enquanto umas empresas se reinventam para criar soluções de subscrição dentro da sua oferta, surgem outras 100% assentes neste modelo, como é o caso da Barkyn.

André Jordão, CEO da marca, conta como construíram a oferta de valor para atrair o maior número de clientes e o que tiveram de ter em conta. O primeiro cuidado passa por responder a uma necessidade regular para os seus clientes, depois focar-se numa experiência que contraste com os padrões que o mesmo está habituado a encontrar online.

Posteriormente, a diferenciação e, por último, uma boa arquitetura dos canais de marketing online desde a marca até aos canais pagos.

Para resolver os diversos problemas dos seus clientes, apostaram não só a conveniência de integrar a resolução de vários problemas num único serviço (como veterinária e alimentação), mas também com o objetivo de oferecer mais valor ao cliente. Por isto, a Barkyn optou por um modelo de subscrição. A curadoria, a personalização é a relação preço-qualidade contribuíram para a redução da taxa de abandono da compra.

Luís Dinis considera ser muito importante que não existam contratos de fidelização pois só assim as subscrições ajudam a fidelizar o cliente e desta forma são sinónimo de flexibilidade, transparência e poder do lado do consumidor.

Quando se fala em fidelização, o mais importante é a criação de empatia com o cliente, o entregar um valor claro e no final do dia satisfazer as suas necessidades. O modelo de negócio mais eficaz é aquele que cresce organicamente.

Na implementação de subscrições é fundamental ter vários métodos de pagamento para atender a segmentos muito diferentes para uma taxa de abandono mais baixa possível, assegura André Jordão.

Assista a esta conversa na íntegra aqui.